RSS
email

Filosofia do Direito - Março e Abril

AULA 11/03/10

A ênfase da disciplina é na história do dto. A filosofia do dto é tão antiga qto a própria filosofia. É a parte da filosofia que trata sobre a política.
O desafio da disciplina é compreender o que é: racionalismo; idealismo; empirismo; jusnaturalismo; juspositivismo. Estas são categorias filosóficas transversais (aparecem e desaparecem toda hora).

AULA 17/03/10

Divagação sobre intercâmbios com outras universidades conveniadas com a UFPR... blá blá blá blá...

AULA 14/04/10

Aula com o monitor sobre mitologia grega, sobre:

- Teseu e o Minotauro
- O julgamento de Paris

AULA 27/04/10

Fazer leitura do artigo “O significado jurídico político da comédia de Aristóteles”, está no blog da disciplina.
Linha do tempo na história da filosofia:

PRÉ-SOCRÁTICOS           SÓCRATES         ARISTÓTELES

                                     SOFISTAS

Dizia-se que o primeiro filósofo foi Sócrates, e que os pré-socráticos não seriam filósofos e sim físicos. O primeiro a pensar sobre as relações humanas foi Sócrates. Entretanto no curso da história aparecem filósofos que dizem que os pré-socráticos eram filósofos sim.
Ex: Nietze – diz que Sócrates não foi o pai da filosofia e sim a matou.
      Haidegger – diz que os pré-socráticos têm filosofia melhor do que a de Sócrates.
Hegel – tbem defende os pré-socráticos.

Nós não temos acesso aos escritos dos pré-socráticos, só conseguimos ler fragmentos, pois suas obras não chegaram até nós. Ex: Eráclito, Parmenelo.

Doxografia: levantamento da opinião de outros autores sobre o que diziam os outros filósofos. Ex. citação de um autor por outro

Sócrates é chamado também de filósofo da consciência, por aplicar nas relações humanas questões filosóficas.
A filosofia nasce em todo o mundo grego, não somente em Atenas, surgem escolas filosóficas.

PRÉ-SOCRÁTICOS

TALES DE MILETO
A vinculação do grego estava no sobrenome, o sobrenome era a identidade da sua polis. Para os gregos o relacionamento amoroso homem/homem era superior ao relacionamento homem/mulher. O homossexualismo não era pejorativo como agora é posto pela igreja católica.
TALES diz que tudo provem da água, sua filosofia é importante porque explica a origem das coisas e não envolve mitologia. Explica a natureza a partir da própria filosofia.
Physys: palavra grega para natureza
Os gregos entendem a natureza como um processo dinâmico, algo em eterna mudança e eterna mutação. Os pré-socráticos tentavam explicar o que regia esse processo de mudança constante da natureza.
Para TALES a água tinha todas as qualidades presentes na natureza, frio/calor, sólido/gasoso. Tudo na natureza tem mais ou menos água (quantidade). Ele dizia que a terra boiava sobre o oceano, não era nada mais do que um grande barco sobre o oceano.
A partir dos pré-socráticos o pensamento filosófico se rompe com o mito, cada filosofo pré-socráticos tem uma explicação para a physys.

HERÁCLITO
Diz que não é a água e sim o fogo, as coisas são mais ou menos quentes. Não é a água que muda, e sim o fogo que provoca a mudança na água. Ele dá um sentido mais amplo para o fogo, para ele o fogo era muito mais, era algo emblemático que tinha propriedade mágica; fogo queria dizer mudança. Para ele td é um processo de mudança, td se modifica. Ele negava o principio da identidade, td se modifica, o homem hj é um e amanha é outro. É o pai da dialética (luta das controvérsias) – mudança é fruto da guerra dos contrários, isso torna a natureza dinâmica, quente/fria

PARMENEDES

Era um filosofo contrario a Heráclito, ele era o filósofo do ser.  Se td fosse mudança então não poderíamos compreender o mundo, se td muda vc não pode compreender a natureza porque ela é diferente a cada dia. Se as pessoas são uma cada dia como reconhecê-las? Ele diz que o principio da identidade reside aí, no ser.  Se td fosse uma mudança não poderíamos compreender o mundo.

ANAXIMINIS
Há outros pré-socráticos menores, como Anaxímenes, que diz que td vem do ar. Pneuma: alma. Seria o principio da vida. Qdo o individuo morre é como se aquele ultimo ar dele saísse e ele morre. O ar para os gregos tinha significado de alma, vc não vê mais existe (princípio vital). As coisas eram mais sólidas ou mais rarefeitas, td era explicado pela presença ou ausência de ar

EMPEDOLES
É chamado pai da teoria dos quatro elementos, a physys é a integração dos quatro elementos. Ele é um filósofo anterior que conjuga as teorias anteriores.
DEMÓCRITO
Pai do atomismo. Ele é o primeiro materialista da história. Não interessava dizer o que era o átomo em si, mas sim que era a menos parte da matéria. Ele é indivisível e igual ao outro. Dizia que alguns átomos tem formas de pirâmides e outras esféricas. Os alimentos azedos seriam feitos de átomos piramidais e os alimentos agradáveis seriam feitos de átomos redondos, que não ferem o nosso paladar.

PITÁGORAS
Diz que toda a realidade é dada pelos números. Os números tem propriedades antológicas. Eles não são só construção da nossa mente, são objetos privilegiadas. Tem propriedades que as outras coisas não tem. Dizia que números pares eram números femininos e números impares masculinos. Eles interagem entre si. A verdadeira realidade seria os objetos geométricos, tanto que a geometria é uma invenção grega.
A realidade não é a physys e sim os números. Esta foi uma corrente muito forte, mtas descobertas foram por mérito dessa corrente do numeralismo “Deus escreveu a natureza, mas a linguagem utilizada foi a matemática”. Deus era um arquiteto, um matemático (combinação da concepção pitagórica com a concepção Cristã). “Deus fez o mundo com réguas e compassos” Keppler.

ANAXÁGORAS
Diz que td vem do “apeíron” que pode ser traduzido como princípio. Diz que as coisas tem uma causa, um logos. Nada é por acaso. Ele foi professor de um importante político grego Péricles. Dizia tbem que a lua era feita da mesma matéria que a terra

ZENON
Desenvolve apenas anti-teorias, constrói paradoxos as teorias existentes, tudo seria contradição.

Bookmark and Share

0 comentários:

Postar um comentário